sábado, 6 de novembro de 2010

USO DE GARRAFAS PET NO MIP

O uso de garrafas PET tem sido adotado por muitos agricultores para o monitoramento e captura massal de insetos-praga tais como moscas-branca, mosca-minadora, mariposas, cigarrinhas, fungus gnats e outras. O primeiro passo é pintar garrafas PET transparentes com tinta óleo ou látex. Para isso um pouco de tinta deve ser colocada dentro da garrafa. Em seguida a garrafa deve ser tampada e posteriormente agitada para que a tinta se espalhe cobrindo toda a superfície interna da garrafa. A cor mais utilizada é o amarelo que atrai várias ordens de insetos, incluindo moscas, mariposas, besouros, cigarrinhas dentre outras. Outra cor que pode ser usada é o azul, porém, essa atrai principalmente insetos conhecidos como tripes, que são pragas em diversas culturas. Após a secagem da tinta, o próximo passo é aplicar cola entomológica na superfície externa da garrafa. Para isso pode-se utilizar espátula ou pincel. Dessa forma, o inseto será atraído pela cor e ficará preso pela ação da cola entomológica na armadilha feita com a garrafa PET. A cola entomológica não contém nenhum tipo de atrativo e a captura do inseto ocorre de forma mecânica. Esse produto apresenta em sua composição polibuteno e sílica sintética, sendo solúvel apenas com o uso de solventes orgânicos. A cola entomológica comercializada pela PROMIP é insolúvel em água, o que possibilita seu emprego mesmo em áreas onde se utiliza irrigação via aspersão. O uso da cola entomológica utilizando-se garrafas PET é um método tecnicamente viável para o monitoramento e captura massal de insetos-praga, economicamente viável e ambientalmente correto. Informações: +55 19 3704-5727

4 comentários:

  1. Onde é encontrada essa cola(tipo de estabelecimento)?

    ResponderExcluir
  2. A garrafa pet:pintar por dentro, para poder reutilizar varias vezes, colocar a tinta amarela ou azul dentro da garrafa pet e retirar o excesso. em media 7 a 10 deve lavar a garrafa com os insetos e posteriormente passar novamente o breu.

    ResponderExcluir
  3. o Breu tem vários site que comercializam.

    ResponderExcluir
  4. Proporção de de preparo do Breu: 8 parte de de breu para 5 parte de óleo de rícino - cuidado! antes da fervura deve retirar do fogo, para não prejudicar a cola adesiva.

    ResponderExcluir