terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATÓIDES

Os nematoides são vermes microscópicos que habitam o solo e se alimentam das raízes das plantas com seus estiletes, reduzindo assim a absorção de água e nutrientes, tornando as plantas mais suscetíveis a condições desfavoráveis de calor e seca. As plantas atacadas ficam fracas, produzem poucos frutos e chegam a morrer. Elas também ficam mais suscetíveis a outros patógenos, como fungos e bactérias. O ataque direto do nematoide a órgãos comestíveis, como cenoura e batata, inviabilizam a comercialização. Entre as várias espécies, os nematóides das galhas (gênero Meloidogyne) são considerados os mais importantes por parasitarem quase todas as espécies de plantas cultivadas, o que dificulta o seu controle por meio de rotação de culturas, principalmente quando ocorrem simultaneamente com outros nematóides em uma área. Na foto verifica-se um sintoma muito característico de ataque ne nematóides (Meloidogyne) em cenoura.


CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATÓIDES

A PROMIP traz para o mercado em colaboração com a Rizoflora um inimigo natural eficiente para controle de nematóides. Esse agente de controle biológico é o fungo Pochonia chlamydosporia. O efeito desse fungo é amplamente conhecido sobre nematóides de cisto e o nematóide das galhas.
O controle de Rotylenchulus reniformis com uso de Pochonia chlamydosporia em casa de vegetação já foi reportado, o que faz sentido, pois esse nematóide também produz massa de ovos na superfície das raízes. A enzima VCP1, produzida por pelo fungo Pochonia chlamydosporia, degrada a camada lipídica dos ovos de Meloidogyne incognita expondo a camada de quitina. Essa enzima pode atuar sobre os ovos de outros nematóides e afetá-los negativamente. Por ser um fungo endofítico, Pochonia chlamydosporia pode atuar sobre Pratylenchus, produzindo alguma substância tóxica ou induzindo a resistência na planta. Na foto observa-se o fungo Pochonia chlamidosporia colonizando raiz do tomateiro. Os pontos escuros são os clamidóporos.

Para maiores informações entre em contato conosco: 19 3704-5727 promip@promip.agr.br

Um comentário: