quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FUNGUS GNATS

As larvas da mosca Bradysia spp., conhecida popularmente como fungus gnats, causam danos severos à várias culturas de importância econômica. Essa praga é comumente observada em viverios de produção de mudas, estando geralmente associada a substratos de produção mal decompostos (material vegetal ainda em processo de decomposição "verde"). A presença de musgos, geralmente presentes em áreas onde há excesso de umidade, também favorece essa praga.

Os adultos dessa mosca ovipositam no substrato de produção próximo ao colo da planta e raízes. Logo após a eclosão as larvas do fungus gnats, que apresentam coloração esbranquiçada (translúcida) e cabeça preta, se alimentam nas raízes causando fissuras nas mesmas e consequentemente porta de entrada à patógenos presentes próximos ao sistema radicular da planta. Dessa forma, a presença desta praga no cultivo pode propiciar aumento na incidência e ocorrência de doenças radiculares.

Além de atacar e causar danos, principalmente em viveiros de produção de mudas de várias hortaliças, plantas ornamentais, fruteiras e florestais, o fungus gnats é considerado praga-chave em cogumelo, causando perdas expressivas.

Para maiores informações sobre o manejo de fungus gnats entre em contato: +55 19 3704-5727

Nenhum comentário:

Postar um comentário