terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONTROLE BIOLÓGICO DO ÁCARO BRANCO

O ácaro predador Neoseiulus barkeri é considerado o principal inimigo natural do ácaro branco, Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidae), praga-chave e de difícil controle em diversas culturas de importância econômica tais como: pimentão, pimenta, pinhão-manso, mamão, berinjela, uva, dentre outras. Além de ser utilizado em programas de manejo desse ácaro-praga esse inimigo natural também tem sido empregado com sucesso por produtores de morango, neste caso visando o controle biológico do ácaro-do-enfezamento do morangueiro Phytonemus pallidus, ácaro-praga que pertence a mesma família do ácaro branco.

Tanto o ácaro branco quanto o ácaro-do-enfezamento do morangueiro tem sua ocorrência mais pronunciada em campo, principalmente nas épocas mais chuvosas do ano, ou em áreas onde é empregada a irrigação via aspersão.

Neste vídeo a PROMIP apresenta o ácaro predador Neoseiulus barkeri consumindo adultos do ácaro branco Polyphagotarsonemus latus. Um dos benefícios do uso desse predador é que éle pode atuar no manejo da resistência do ácaro-praga a acaricidas em campo, uma vez que ele não faz distinção entre indivíduos resistentes e suscetíveis.

Para maiores informações sobre o uso prático desse predador no combate a essa praga entre em contato conosco: +55 19 3704-5727 / promip@promip.agr.br / www.promip.agr.br

2 comentários: