sábado, 10 de julho de 2010

Unidade Demonstrativa em Tocos do Moji/MG

A PROMIP, em colaboração com o Engenheiro Agrônomo Luíz Fernando da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Tocos do Moji/MG, iniciou uma unidade para demonstrar o uso dos ácaros predadores no controle biológico do ácaro rajado para produtores de morango desta região.


Luiz Fernando foi um dos primeiros técnicos que atuou incentivando produtores de morango à utilizarem os ácaros predadores para o controle biológico do rajado nesta região. Em 2005 trouxe para o Sul de Minas o ácaro predador Phytoseiulus macropilis, demonstrando aos produtores a eficiência desse inimigo natural em campo.

Esta Unidade Demonstrativa (UD), que conta com 1.000 plantas, foi instalada na propriedade do Sr. Vanderlei Marques de Souza que aderiu prontamente à iniciativa da empresa em colaboração com a EMATER de Tocos do Moji. A primeira introdução dos ácaros predadores nesta área foi realizada imediatamente após a detecção do ácaro rajado em campo em 03 de junho de 2010.

O uso de estratégias menos agressivas ao meio ambiente também permitirá ao Sr. Vandelei e sua familía (FOTO) continuar produzindo e fornecendo morangos mais saudáveis ao consumidor final. O Sr. Vanderlei já é considerado produtor modelo na região de Tocos do Moji, pois participa de um programa da CONAB (http://www.conab.gov.br/) através do qual os morangos produzidos em sua propriedade são distribuídos em Escolas da Rede Pública de Ensino em municípios situados nesta Região.

2 comentários: