quarta-feira, 30 de junho de 2010

Monitoramento constante da área é essencial

por Fernanda Yoneya
Matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo -
05 de agosto de 2009

Os engenheiros agrônomos Marcelo Poletti e Roberto Hiroyuki Konno, da Promip, explicam que o controle biológico aplicado reposiciona o inimigo natural da praga na área de cultivo e aumenta a população do predador no local. Por isso, as empresas que prestam esse tipo de serviço fornecem não só o produto biológico a ser aplicado, mas um "pacote tecnológico".

"É preciso orientar o produtor sobre a importância de monitorar a área, como e quando aplicar", diz Poletti. "Mas, para dar resultado, o controle biológico deve fazer parte de um programa de manejo integrado de pragas." Pioneira na produção de ácaros predadores para o controle biológico de insetos e ácaros-praga, a Promip está instalada na incubadora da Esalq/USP (EsalqTec) e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Hoje, produz 5 milhões de ácaros predadores por mês. "Os produtos estão em fase de registro no Ministério da Agricultura e, como o mercado está se formando, é importante passar pelo crivo oficial, que inclui, além do ministério, o Ibama e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", afirmam.

De acordo com Poletti, o custo de adoção do controle biológico é variável, mas os ganhos em comparação ao uso de produtos químicos são inúmeros. "A aplicação dispensa o uso de EPI e de máquinas e não há risco de contaminação do aplicador e do ambiente. Essa economia de mão de obra pesa para o produtor."


Veja mais em:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,monitoramento-constante-da-area-e-essencial,413811,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário